05 outubro, 2012

Blogagem coletiva doação de vida, em vida

Recebi um convite da Tati do blog Amigos de fraldas pra uma blogagem coletiva super especial.

A blogagem se chama "doar vida em vida" e a ideia é esclarecer dúvidas quanto à doação de medula óssea. Então cada blogueira pode contar como funciona na sua cidade, alguma experiência própria, o que pensa a respeito etc.

Bom, quando eu li o post que inspirou a blogagem (para ver clique aqui) me senti tocada com o assunto, porque fiquei pensando em quantos pais estão sofrendo com seus filhos à espera de uma doação.

***
Aqui em Belo Horizonte o cadastramento de candidatos a doadores de medula óssea é feito pela Fundação Hemominas (aqui todas as informações sobre cadastro, documentos e exames necessários). 

O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue.

A chance de encontrar um doador compatível entre pessoas não aparentadas é muita baixa. Portanto, quanto mais candidatos cadastrados, maiores as chances de se encontrar o doador ideal para os pacientes que precisam de transplante.

Há duas formas de doar:

  • aférese, procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue (não requer internação nem anestesia;
  • punção no osso da bacia, por meio de agulhas especiais, sob efeito de anestesia (um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos).
O tipo de doação é uma indicação médica, de acordo com o tipo de patologia ou diagnóstico do paciente.

Não se deve confundir: medula óssea com medula espinhal!
***

Talvez as pessoas tenham medo da doação. Eu confesso que tenho, ou tinha. Não é preconceito, descaso sabe? Mas eu sou medrosa mesmo. Mas depois que li no blog da Tati e pesquisei a respeito, vi que não é nenhum bicho de sete cabeças.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Doar vida, em vida. Tô pensando seriamente nisso. Podemos ser a esperança de alguém!

9 comentários:

  1. Me arrepiei Andrea, "podemos ser a esperança de alguém"... que bom que contou como e onde em Belo Horizonte. Obrigada por participar e por se importar!!! Muitos beijos e um excelente fds. Tati

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm sou muito medrosa sabe, tinha medo qndo ouvia falar sobre o procedimento que retira a medula da bacia, mas agora com esse que é semelhante a doar sangue parece que me deixa mais confortável tbm para doar...bjos Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou medrosa...mas já vi tantos casos de pessoas que precisam que me deu vontade de doar...agora só falta a coragem..bjus

    ResponderExcluir
  4. Andrea, querida, em primeiro lugar, obrigada pela presença de sempre lá no blog.
    Gostei muito do seu post!
    Também estou participando deste blogagem tão importante.
    Ah! Ficou ótima a nova cara do blog.
    Beijo,
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Linda iniciativa dessa BC.
    Parabéns por estar participando querida, pois é um ato de amor ser doador de medula. Só quem precisa que sabe dizer o quanto isso é maravilhoso.
    Beijos de toda Equipe Recanto e uma abençoada semana.

    ResponderExcluir
  6. Adorei que também estais participando da blogagem coletiva, linda, que a Tati propos. Também participei, seu texto ficou excelente. Deixa eu te contar um segredo, AMEI saber que sempre lembras de nós, quando o pititico quer ver o passarinho. Fiquei super feliz quando li. Beijos e ótima semana...

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, mais uma coisinha, me ajuda, como faço para tirar esta confirmação nos comentários? Obrigada pelo toque.

    ResponderExcluir
  8. Pititicoooo você está lá no amigos defraldas... E está lindo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto!!! Muito completo e instrutivo!!!
    Obrigada pela visita lá no meu blog... Estou te seguindo!!!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir