16 julho, 2012

Mãe lê pra mim?


O hábito da leitura por parte dos pais no primeiro ano de vida dos filhos é fundamental para o desenvolvimento da fala.  A criança com maior facilidade para falar é também a que vai querer aprender a ler o mais rápido possível. Além disso, a leitura ajuda no desenvolvimento da capacidade racional e lógica da criança.

Aí vão as dicas extraídas da revista pais e filhos:

Um livro para cada bebê

0 a 6 meses
O melhor são os livros com pouco ou nenhum texto e imagens grandes, bem contrastantes. Livros com bichinhos e espelhos também são recomendados. Lembre-se de falar bastante, porque o que conta nessa idade é o som da sua voz – além do ritmo da fala.

7 a 12 meses
Agora os livros com poucos personagens ou objetos funcionam melhor. Dê preferência aos que ilustram palavras do cotidiano do seu filho, como “mamãe”, “papai”, “cachorro”, “mamadeira”, “leite”, “fralda” etc. Ah, e prefira os com páginas mais grossas.

13 a 18 meses
Agora você já pode experimentar ler livros com até duas sentenças de por página. E interprete o que está lendo: se o livro for sobre animais, por exemplo, faça os barulhos característicos. Seu filho vai se divertir e repetirá o muuuu da vaquinha e o béééé da ovelhinha.

19 a 24 meses
É a etapa da repetição exaustiva. Seu filho vai pedir que você leia aquele livro do gatinho umas 500 vezes, vai querer que você faça aquela voz engraçada até ficar rouco. É parte do aprendizado e uma técnica inconsciente de fixação de palavras novas ao vocabulário.

A partir de 2 anos
As opções, para os pais, ficam mais amplas. Aproveite para passear por todos os tipos de livros (com abas, bichinhos, dobraduras, personagens destacáveis). Ah, os com rimas também são excelentes, invista neles. Claro que seu livro ainda terá, por algum tempo, os preferidos, mas estará cada vez mais atento as novas palavras e expressões. E vê-lo se desenvolver intelectualmente é, talvez, a maior aventura de uma vida inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos quando você comenta! Se perguntar respondo aqui tá?